Você Sabia Que…?

No comments

SÁBADO 20/02 - 10h30 - Oficina de Exploração Sensorial - Valor: R$79,00

Você sabe como a tinta nossa de todo dia é feita?

Quem já frequenta o Cadê sabe que a resposta, na verdade, é uma outra pergunta :” Mas de qual tipo de tinta você está perguntando?” 

Para os que não conhecem (ou que nunca repararam), aqui no Cadê usamos vários tipos de tinta. Por exemplo, nas oficinas de Tinta Naturais e de Exploração Sensorial, os brincadês produzem a tinta a partir de elementos naturais ( cenoura para a cor laranja, a couve para o verde, beterraba para o roxo e etc). E outras vezes usamos tintas de produção industrial , como a aquarela e o guache.

Agora senta que lá vem história, pois para contar das tintas praticamente precisamos remontar a história da civilização! As pinturas rupestres (da onde vem as primeiras “tintas naturais”) datam de mais de 30.000 anos e elas já eram tão importantes para essas tribos que praticamente em todos lugares onde se encontram ocupações pré-históricas foram encontradas pinturas (eles já faziam pintura no azulejo!). Não se sabe definir exatamente a mistura dessas “tintas antepassadas”; as hipóteses variam de minerais e carvão moídos passando por resina de árvores e  até sangue ou fezes de animais. ERGH! Ainda bem que os brincadês preferem a tinta de beterraba !

Para falar das “tintas modernas”, provavelmente as que mais usamos são a aquarela e guache. E, na realidade, elas são como tintas irmãs, pois a tinta guache é uma aquarela opaca , com maior quantidade de aglutinante. O aglutinante é como uma “liga”, e no caso dessas tintas, é a goma arábica. Já na têmpera, em vez de goma, se utiliza clara ou gema de ovo! HMM!

Pois é , deu para ver que temos histórias de sobra a respeito das tintas. Mas vamos deixar para outros “Você Sabia Que..?” !!

Até a próxima! E para quem quiser brincar de tinta com a gente: https://www.cadebebe.com.br/programacao/

 

mbressan06Você Sabia Que…?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *