Perguntas e Respostas sobre Saúde para o Verão!

No comments
Resultado de imagem para criança verão saúde
É tempo de férias de verão! Muito sol, muita praia e tempo livre! Mas com o calor também vem umas preocupaçõezinhas extras – e os pais sabem bem disso, né?  A nossa querida pediatra, a Dra. Isabela Forni, mandou pra gente dicas e tirou dúvidas para todo mundo aproveitar as férias sem susto!
Confiram! 

O clima quente da primavera/verão favorece o surgimento de doenças?
 Com a mudança da temperatura, o aparecimento de doenças muda o padrão. Na primavera por exemplo com a mudança do clima e a polinização das flores temos algumas doenças típicas desse período, o mesmo com o verão, com as temperaturas mais altas e aumento das chuvas.
Quais são as principais doenças do verão que surgem nas crianças? 
Entre as principais doenças que as crianças apresentam no verão, podemos destacar as conjuntivites, otites (principalmente otite externa), insolação,  gastroenterocolite e as doenças de pele, como micoses e impetigo.
Como prevenir essas doenças do verão?
O cuidado com a saúde deve acontecer o ano todo, seguindo sempre o calendário vacinal e as consultas periodicas ao pediatra, porém no verão temos que tomar alguns cuidados específicos, como por exemplo:
– Usar sempre protetor solar (em crianças acima de seis meses), não expondo a criança ao sol durante longo períodos. Evitar o sol das 10 às 16hrs.
– Oferecer bastante líquido e atentar-se à qualidade da água e ao preparo dos alimentos oferecidos, comendo apenas em lugares confiáveis e com higiene adequada dos alimentos.
– Não deixar a criança com roupas úmidas por um longo período e realizar uma higiene corporal adequada.
– Evitar locais fechados, aglomerados e muito abafados
Quais os sintomas das principais doenças?
Alguns detalhes dessas doenças comuns nessa época do ano:
+ Impetigo: O impetigo é uma infecção na pele causada por bactérias, costuma acometer crianças entre 2 e 5 anos podendo surgir em outras idades também.
O impetigo começa com pequenas pápulas vermelhas, dando o aspecto de picada de mosquito, mas que evoluem rapidamente para pequenas pústulas (lesões com pus). Por sua vez essas pústulas estouram e formam leões crostosas, a maioria não é dolorosa e por vezes causa coceira. As lesões acontecem preferencialmente no rosto e nos membros. Não é comum a criança apresentar sintomas como febre ou mal estar, caso apareça esses sintomas, procurar atendimento médico.
+ Gastroenterocolite: Esse nome estranho nada mais é do que um quadro de diarréia e vômitos, podendo ou não ser acompanhado de febre. Acontece que no verão as crianças acabam comendo mais fora, entrando em contato com alimentos que podem estar contaminados, além do aumento da circulação dos vírus que podem também causar esse quadro. O mais importante é ficar de olho para a criança não desidratar, oferendo bastante líquido e mantendo uma dieta saudável.
+ Insolação:  A insolação nada mais é do que a consequência do excesso da exposição ao sol  associado à baixa ingestão de líquidos. Os sintomas normalmente são de mal estar, dor de cabeça, náusea e tontura. É importante usar filtro solar e manter a criança brincando na sombra, sempre oferecendo líquido e se atentando ao horário de exposição ao sol.
+ Conjuntivite: A conjuntivite é uma doença que leva a inflamação de uma parte específica do olho que chamamos de conjuntiva. A conjuntivite pode ser causada por bactéria ou vírus, sendo altamente contagiosa. Os principais sintomas da conjuntivite são o olho vermelho, lacrimejamento, inchaço nas pálpebras e intolerância à luz. Para a conjuntivite viral, a mais comum no verão, não existe tratamento específico, apenas medidas para aliviar os sintomas, mas sendo importante a avaliação do médico sempre que aparecer os sintomas.
É isso, aproveite as férias com muita diversão e atenção para a saúde 😉
Caio AndreucciPerguntas e Respostas sobre Saúde para o Verão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 17 =