Pequenos Hábitos, Grande Ações

No comments

copos

 Hoje vamos falar sobre um assunto que, talvez, você nunca parou para pensar. Afinal, tem algo mais corriqueiro e banal do que beber água ou um cafézinho naqueles copos descartáveis que tem aqui no Cadê, ou em festas, empresas , etc. ?

Pensando no meio-ambiente, a partir da semana que vem não teremos mais copos plásticos, incentivando todos à trazerem suas próprias canecas, garrafas e copos. Sabe por quê?

Esse pequeno hábito que temos acarreta em grandes impactos no meio ambiente. Bom, para se ter uma dimensão, basta fazer umas continhas: quantos copos será que você utiliza por dia? Caso multiplicarmos esse número pelo número da população, e imaginar que essa quantidade de lixo está sendo jogada fora todo santo dia, chegamos à um resultado exorbitante.

E o pior é que esse material se acumula, pois os copos descartáveis demoram entre 250 e 400 anos para se decompor. Ou seja, não demora para percebermos que com essa monstruosa quantidade de lixo ( e hoje estamos falando só de copos descartáveis, hein!)  sendo depositada diariamente e se acumulando, temos um problema grave.

Mas e a reciclagem?” , alguém pode perguntar. Infelizmente, essa estratégia que poderia ser a salvação para o assunto, também não traz noticias animadoras. O copo descartável é o resíduo sólido urbano menos reciclado no mundo, pois traz pouquíssimo retorno financeiro para as empresas e cooperativas de reciclagem.  (para se ter uma idéia, são necessários 250 copos para ganhar R$0,20)

Como alternativa, o uso de canecas tem se mostrado um caminho mais sustentável. A caneca, além de  durar mais, gasta menos água na lavagem do que na produção de copos descartáveis.

E , então, Vamos trocar o copo pela caneca?

mbressan06Pequenos Hábitos, Grande Ações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =