Há exatos 120 anos atrás…

…no dia 6 de abril de 1896, a cidade de Atenas recebia o primeiro Jogos Olímpicos da época moderna. Desde então, de quatro em quatro anos, em cidades pelo mundo todo, os melhores esportistas do planeta se reúnem para competir.

Neste ano, a cidade do Rio de Janeiro receberá os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, nos meses de agosto e setembro. A ansiedade está aumentando para ver como sairemos de anfitriões. E o CadÊ, aproveita a data de hoje , para começar o aquecimento para os Jogos!

Para nós, a comoção pelo evento também é uma oportunidade para lembrarmos e incentivarmos a prática de esportes para as crianças. Consultamos o profissional da área, especialista em Psicologia do Esporte e educador da primeira infância, Leonardo Furlan, para saber por que devemos colocar os esportes como aspecto importante da vida das crianças : “Pela minha experiência através dos anos, podemos observar como o esporte se torna importante na vida das crianças como caráter formador, pelo aumento na qualidade de vida e um grande impacto no seu desenvolvimento.”

No entanto, inscrever o filho numa modalidade esportiva, muitas vezes,  não é viável para a família. E a escola, também em inúmeros casos, não satisfaz as necessidades de exercitar a energia (praticamente infinita) das crianças. O  que podemos fazer? Furlan diz que praticar esporte é mais simples do que se imagina: não precisa se encaixar nas modalidades, a própria brincadeira pode ser um baita exercício! Por exemplo: construir “circuitos” para as crianças correrem, pularem, agacharem, rastejarem. E pode ser até dentro de casa mesmo,  afaste os móveis para ninguém se machucar e pode usar cadeiras, caixas, colchão, o que vier à cabeça.Outra dica para “esquentar” a brincadeira é incluir histórias e fantasias na brincadeira – podem surgir Batcavernas imaginárias, caminhos até castelos encantados, e por aí vai :”O importante é ser prazeroso. Só assim, a criança vê sentido e incentivo no esporte”.  Falou e disse! Esporte é brincadeira e a brincadeira é um esporte!

 

Até a próxima!

mbressan06Há exatos 120 anos atrás…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *