Hoje , 23 de março, é celebrado o dia Mundial da Metereologia. Ontem tivemos o dia Mundial da Água, e tem mais : na segunda foi o dia Internacional da Floresta e no último dia 19, tivemos a Hora do Planeta, momento que vários nações e entidades se juntam para apagar as luzes e pensar no consumo de energia. Uma semana de tantas datas especiais com uma preocupação em comum: o meio ambiente.
A verdade é que os alertas e polêmicas sobre o aquecimento global e o futuro do planeta já deixaram de ser novidade. Esta pauta é permanente, mesmo que existam aqueles que afirmam que as mudanças climáticas são mito ou exagero. Para além dos problemas globais, temos questões ambientais batendo na nossa porta: (excesso ou falta de) chuvas em São Paulo e Sudeste no geral, as secas, deslizamentos de terras, a tragédia de Mariana… A pergunta fica: de quantas tragédias precisaremos para ter uma maior conscientização de nossos atos e cuidados com o meio ambiente? Será que resta dúvidas que nós todos somos e seremos vítimas das tragédias ambientais ?
O Cadê propõe que hoje todo nós tentemos começar um novo hábito. Um novo hábito que vem de reflexões práticas : quanto eu consumo de água na minha casa ? E o consumo de energia? Como eu lido com o desperdício dentro da minha casa ? E com o reaproveitamento e reciclagem de materiais? Se introduzirmos essas perguntas no nosso cotidiano, colaboraremos para mudar esse panorama. Será que é tão difícil assim mudar nossos hábitos? Vamos nos esforçar um pouco mais ?
Deixe uma resposta