Dia de Museu!

No comments

No dia de hoje, 18 de maio, é comemorado o Dia Internacional do Museus , desde 1977. E não podíamos deixar passar em branco essa chance de homenagear essas instituições que há séculos tem sido os guardiões protetores da cultura, da arte e da história.

Mas você sabe como surgiram os museus modernos ?

 Os chamados “avôs” dos museus modernos datam do século XVII e eram, na verdade, gabinetes de homens ricos portadores de grandes coleções.  As coleções podiam ser as mais variadas desde insetos e animais empalhados até quadros e esculturas. Em algum ponto, as pessoas começaram a ter a idéia de haver um espaço público para armazenar as coleções e para que outros pudessem conhecer.
Uns dos primeiros  museus modernos do mundo, por exemplo,  é o Museu Britânico (foto acima) e no começo , boa parte de seus artefatos, vinham de Sir Hans Sloane, famoso médico e colecionador irlandês. O primeiríssimo lugar porém fica para o Museu Ashmoleano, em Oxford.

Foram, aos poucos,sendo abertos outros museus, mas até aí não era qualquer um que entrava. Era preciso ser cientista, um “homem de saber”. Somente com a Revolução Francesa e seu lema de dar fim às aristocracias, que os museus definitivamente se tornaram espaços públicos. O Museu do Louvre foi o primeiro aberto com esse propósito (foto abaixo).

Musee du Louvre/Pyramide Napoleon ...

Desde então, os museus se espalharam pelo mundo como instituições importantes para a preservação da cultura e historia, educação e incentivo à arte. Com o tempo , surgiram os mais diferentes tipos de museu, para que abrigasse os inúmeros saberes e interesses do ser humano. Podemos dar exemplos aqui mesmo de São Paulo, de museus interessantíssimos : Museu do Inseto, Museu da Casa Brasileira, Museu do Futebol, Museu da Pessoa… são tantos para visitar e revisitar!

Mas, quem for leitor atento , reparou que falamos apenas dos museus modernos. Já existiam antes do século XVII ou não? Bom, isso a gente vai ter que responder outro dia! Não perca!

 

Até a próxima!

mbressan06Dia de Museu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − dois =