Encontro com as infâncias 2017

Série de conversas para refletir e dialogar à respeito de temas em pauta na área da infância.

Uma iniciativa do MIB - Mapa da Infância Brasileira –  em uma especial parceria com o Cadê Bebê.

Nos meses de agosto a novembro, estamos promovendo uma série de encontros nos quais iremos tratar de dois importantes temas:  

  • As Camadas mais Profundas do Brincar

  • Novas Estruturas Familiares e Contemporaneidade

Os palestrantes irão mergulhar nas temáticas propostas e seus desdobramentos, a partir de diversas óticas, de maneira reflexiva e profunda. Os encontros, no formato de exposição e bate-papo, são presenciais e, com transmissão ao vivo online.

Encontros presenciais (no Cadê!)

Valor: R$80,00

Encontros Online

Valor: R$70,00

Confira a programação

Horário dos encontros: 10h às 12h30

Recepção a partir das 9h30

07/10 - Vera Iaconelli e Alexandre Coimbra

Família e contemporaneidade

28/10 - Gabriela Romeu e Adriana Friedmann

A poética das vozes infantis

PERFIL

Psicanalista, mestre e doutora em psicologia pela USP, membro do Fórum do Campo Lacaniano, membro do Instituto Sedes Sapientiae, diretora do Instituto Gerar.

PERFIL

Em breve

PERFIL

Paulistana, jornalista, documentarista, especializada em produção cultural para infância. Durante quinze escreveu sobre e para crianças no jornal Folha de S.Paulo, onde editou o caderno Folhinha, coordenou o Mapa do Brincar (Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo) e desenvolveu reportagens sobre a infância brasileira. É corroteirista do filme Disque Quilombola e dirigiu o documentário Meninos e Reis, ambos premiados em diversos festivais no Brasil e no exterior. É autora de Terra de Cabinha (Editora Peirópolis), que já rendeu exposições e prêmios. Atua como crítica do teatro para infância do Guia da Folha e é diretora do projeto Infâncias (www.projetoinfancias.com.br

PERFIL

Doutora em Antropologia, mestre em Educação e pedagoga. Especialista, formadora e consultora nas temáticas da Infância e do Brincar. Coordenadora do MIB e do NEPSID e autora de vários livros na área.

11/11 - Kátia Keiko Matunaga e Ana Carol Thomé

Arte, brincar e natureza

25/11 - Reinaldo Nascimento e Suzana Soares

Pikler e Pedagogia de Emergência em diálogo

PERFIL

Formada em Pedagogia, desenvolveu cursos para formação de educadores (educação não formal) com foco no atendimento à bebês e crianças pequenas, na Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude durante 10 anos e em outras Instituições.
Foi professora de Educação Infantil por 18 anos a e há 9 desempenha a função de Coordenadora Pedagógica na Escola Viva, atendendo, professores e famílias de crianças de 1 a 3 anos.
Colaborou nos livros: “A Arte de Brincar” e “Brincar, Crescer e Aprender: O Resgate do Jogo Infantil” de Adriana Friedmann.

PERFIL

Pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica. Coordena o programa Ser Criança é Natural, do Instituto Romã, para que a relação entre criança e natureza aconteça. Trabalhou em Forest Schools no Reino Unido. Professora por profissão, educadora de coração, brincante desde o nascimento. Acredita no poder da infância e que o mundo pode ser melhor.

PERFIL

Terapeuta social, educador físico e integrante do time internacional da Pedagogia de Emergência onde já participou de várias intervenções ao redor do mundo. Quênia (2012), Líbano e Filipinas (2013), Faixa de Gaza (2014), Nepal e França (2015), Equador (2016) e Curdistão-Iraque (2014, 15, 16, 17). Reinaldo ministra palestras e oficinas sobre a Pedagogia de Emergência para educadores e jovens no Brasil, além de trabalhar na formação de educadores na Alemanha, Suiça, Curdistão-Iraque, Estados Unidos.

PERFIL

Especialista em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz. Faz consultoria e formação de educadores. Desde 1999 dirige o Ateliê Arte, Educação e Movimento, em São Paulo, onde promove cursos, oficinas e rodas de conversa voltadas à educação de 0 a 3 anos, com foco na Abordagem Pikler. Integra a Aliança pela Infância, a RNPI (Rede Nacional Primeira Infância), a Red Pikler Nuestra America e a Rede Pikler Brasil.

Veja os encontros que já passaram

19/08 - Gandhy Piorski

Simbolismos e significados ocultos do brincar

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

26/08 - Marília Dourado

O impacto profundo do brincar na proposta de Reggio Emilia

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Endereço Cadê Bebê
Rua Emanuel Kant, 175 A - Itaim Bibi - São Paulo/SP
tel. 11 2361-5633
contato@cadebebe.com.br
Mapa da Infância Brasileira
O "Mapa da Infância Brasileira" propõe disseminar iniciativas e inspirar empreendedores e os diversos atores que atuam, direta ou indiretamente, levando propostas que contribuem de forma significativa com as infâncias das nossas crianças.